Centro de Ciências Sociais - CCSo - Universidade Federal do Maranhão

(98) 3272-8407 contato@labcomdata.com.br

EPIDEMIA DE CRACK NO BRASIL

EPIDEMIA DE CRACK NO BRASIL ? Estudo sobre a difusão da utilização de crack e sua correlação com os índices de violência nas metrópoles brasileiras a partir do desenvolvimento de modelos baseados em agentes.
 
Descrição: Pretende-se avaliar a inter-relação entre o avanço da difusão de uso de crack e os índices de violência em pelo menos três capitais brasileiras criando, via ferramentas computacionais baseadas em agentes, modelos do processo, inferindo possíveis estados futuros do sistema através de métodos probabilísticos.
A pesquisa tem como objetivos gerais e específicos: Geral : Avaliar a inter-relação entre o avanço da difusão de uso de crack e os índices de violência em pelo menos três capitais brasileiras criando, via ferramentas computacionais baseadas em agentes, modelos do processo, inferindo possíveis estados futuros do sistema através de métodos probabilísticos.
Específicos: levantar dados secundários oficiais sobre a questão em pelo menos três centros urbanos do país; desenvolver um modelo de difusão através da ferramenta NetLogo para compreensão do problema e experimentação simulada e investigar a possível correlação entre a difusão do crack e os índices de violência urbana através de métodos probabilísticos a partir dos dados oficiais coletados junto aos órgãos públicos relacionados ao problema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.