LABCOM Datasets (Beta)

Nessa página você vai encontrar Datasets , conjuntos de dados oriundos de coletas das nossas ferramentas, para utilização em pesquisas acadêmicas. O mesmo dataset pode ser utilizado de maneira diferente em iniciativas de pesquisa distintas. Assim, dentro do nosso objetivo de divulgação no Brasil dos métodos digitais junto às áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com foco prioritário nos pesquisadores da Comunicação, podemos expandir o alcance das ferramentas para públicos que, por problemas de infraestrutura, ainda não estamos podendo atender, como alunos de graduação , por exemplo, em suas pesquisas de conclusão de curso.

 

O acesso ao LNEWS e LTWEET , nesse momento está sendo priorizado para pesquisadores ligados a grupos de pesquisa formais e principalmente de programas de pós-graduação. Se você é membro do site e tem acesso ao LNEWS e LTWEET, incentivamos que compartilhe conosco novos conjuntos de dados oriundos das coletas que fez e que possam ser úteis para outros pesquisadores. Basta envia-los para o email: labcomdigital@gmail.com , com o assunto DATASET.

Todos os dados dos datasets estão disponíveis na web de forma pública. O que as ferramentas do LABCOM fazem é automatizar o processo de coleta, possibilitando a extração mais rápida e gerando amostras para análise com maior volume, o que aumenta o horizonte de inferências possíveis a partir delas. Todas as ferramentas do LABCOM são públicas, gratuitas, sem direito a suporte personalizado e para uso estritamente acadêmico. Os datasets também.

 

 

Para citações sobre o LNEWS ou LTWEET utilize o seguinte modelo:

SANTOS, Márcio Carneiro. DATASETS DO LNEWS: Ferramenta de extração de dados de sites jornalísticos. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br/ . Acessado em:  (data do acesso). 

SANTOS, Márcio Carneiro. DATASETS DO LTWEET: Ferramenta de extração de dados do Twitter. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br/ . Acessado em:  (data do acesso). 

ARQUIVOS DATASETS ( extensão CSV )

Abra logado na sua conta do Google. Com a visualização da planilha aberta clique em ABRIR COM e escolha PLANILHAS DO GOOGLE.