
Projeto INOVACOM
Atualização Profissional, Inclusão Tecnológica e Desenvolvimento Inovador para Comunidades Periféricas e Pequenas Organizações

UM PROBLEMA REAL :
O projeto atua junto a um problema central que é a falta de acesso a tecnologias emergentes e à capacitação profissional adequada, para grupos de menor renda, oferecendo formação e ferramentas inovadoras.
​
A PROPOSTA:
​
O INOVACOM propõe-se a desenvolver novas competências entre seus participantes, com foco em grupos prioritários, como gestores de pequenas organizações do terceiro setor. Através de oficinas e material didático em áreas como Planejamento Estratégico, Introdução à Inteligência Artificial Generativa (IAG) e Produção de Conteúdo para Mídias Sociais. O INOVACOM busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social de micro e pequenos empreendimentos locais.
​
COMO FUNCIONA:
​
O projeto inicialmente vai operar como formação piloto de um grupo pequeno de multiplicadores que, dependendo de recursos, poderá ser aumentado. A iniciativa INOVACOM está pensada para realizar suas atividades em duas etapas.
Na primeira, acontecem as ações de capacitação e desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis e de baixo custo, que formam o primeiro estágio de execução.
​
Na segunda etapa, pessoas e soluções se conectam a organizações selecionadas que vão utilizar o conjunto de recursos humanos e tecnológicos da fase um, para desenvolver projetos de criação, reconfiguração ou desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos ou projetos específicos para geração de artefatos ou produtos, em agendas próprias destas organizações.
​
Na fase atual estão abertas inscrições para a primeira turma piloto com 15 vagas. No botão abaixo as organizações podem se cadastrar . IMPORTANTE : A inscrição não é para pessoas físicas, mas sim organizações formalmente constituídas. Para as oficinas, a organização vai indicar um participante.
​
MUITAS POSSIBILIDADES:
​
As possibilidades de produzir coisas novas vão desde um plano de negócios, a uma campanha de produto ou marca, passando por projetos para busca de fomento ou de reciclagem, conteúdo para mídias sociais, produção de material instrucional, design web, gráfico, de produtos ou de ambientes, além de geração de ideias, prototipação e replicação de conhecimento.
​
COMPROMISSO:
​
Através da iniciativa, desenvolvida pelo PPGCOMPro , com a supervisão do LABCOM/NID, em parceria com a CAPES, a AGEUFMA e a PROEX, a UFMA reforça seu compromisso em promover a inclusão tecnológica e o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem diretamente as comunidades periféricas e as pequenas organizações, impulsionando a sustentabilidade e a equidade social.

