Perguntas Frequentes (FAQ)

Para citações sobre o LNEWS ou LTWEET utilize o seguinte modelo:

SANTOS, Márcio Carneiro. LNEWS: Ferramenta de extração de dados de sites jornalísticos. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br/ . Acessado em:  (data do acesso). 

SANTOS, Márcio Carneiro. LTWEET: Ferramenta de extração de dados do Twitter. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br/ . Acessado em:  (data do acesso). 

. Para que serve o LNEWS ?

LNEWS é uma ferramenta de extração de conteúdo de sites jornalísticos e tem o objetivo de auxiliar pesquisadores que precisam coletar textos de matérias nesse tipo de sites. Em seu módulo de análise também é possível calcular algumas métricas sobre esse material , além de gerar visualizações.

. LNEWS e LTWEET  são gratuitos ?

Sim. As ferramentas destinam-se a utilização estritamente acadêmica em pesquisas onde possam ser úteis.

. Para que serve o LTWEET ?

LTWEET é uma ferramenta que coleta dados em postagens no Twitter através de buscas que podem ser configuradas para um usuário ou termo de pesquisa com diversos filtros de utilização.

. Como faço para usar?

Basta preencher o formulário do site e se candidatar. Terão prioridade grupos de pesquisa e iniciativas onde fique clara a utilidade da ferramenta na metodologia proposta.

. Os usuários vão ter direito a suporte ?

Sim, mas limitado ao material informativo nos canais de comunicação do LABCOM.

. Há riscos em coletar dados como o LNEWS/LTWEET?

As ferramentas são de caráter experimental e acadêmico sendo que sua utilização é de total responsabilidade dos usuários. O LABCOM não se responsabilizará pela utilização indevida ou fora dos parâmetros especificados aqui.

. Pessoas que não estejam desenvolvendo pesquisas ou não ligadas a grupos de pesquisadores poderão utilizar o LNEWS ?

A princípio sim mas não fazem parte do público alvo do projeto.

. Terei que assumir algum compromisso pela utilização ?

O único compromisso é o de citar as ferramentas e seus desenvolvedores em qualquer menção à mesma em textos publicados sobre as pesquisas que se utilizarem do LNEWS ou do LTWEET.